Cosmo?!

Se eu te contar em poucas linhas o que acontece neste episódio, provavelmente você vai concluir que é um episódio onde se joga num saco de farinha Seinfeld e ele se encontrará muito bem com tantos outros episódios. Sim, um episódio que exibe o mesmo desencontro de problemas impensáveis e soluções inimagináveis de vários já exibidos até então.

Mas, além de tudo isso, o que importa em Seinfeld, amigos, são as pequenas coisas, não?

E é nisso que The Switch foca. Primeiro, vamos engrossar o caldo.

Começamos com a querida Elaine Benes emprestando a raquete de tênis de seu chefe para a suposta e almejada nova chefe (se tudo der certo.) Fazendo as contas, ela estaria em uma situação privilegiada para conseguir o novo emprego e largar de vez o emprego atual. E a teoria sempre é bonita em Seinfeld. Óbvio que não dá certo.

(O primeiro tempero deste episódio: dizem que Newman joga tênis muito bem.)

Temos também neste mesmo encontro a constatação de que a atual namorada de Jerry nunca ri. E isto é o suficiente para que Jerry perca o interesse na mesma e queira trocá-la pela sua colega de apartamento.

Ninguém na história ocidental jamais trocou a namorada pela colega de quarto.

Exatamente, Jerry: ninguém. E não é você que vai conseguir, não é?

Não mesmo. Nosso amigo comediante planeja com nosso amigo neurótico um plano infalível para ele efetuar com sucesso a troca. Depois de uma sequência sensacional de brainstorming George tem seu momento Eureka: propor um ménage a trois; ela fica enojada; Jerry parte pra outra. E a proposta deu errado porque deu certo — ela topou o ménage.

Para mim, o roteiro principal deste episódio é o do George pelo simples fato de lançarem muita informação nele. Costanza tem uma namorada. A namorada come muito e é magra. A namorada depois de toda refeição sai para ir ao banheiro. Se aplicarmos o teorema de Seinfeld-David nesta equação a conclusão é que George vai querer descobrir se ela é bulímica ou não. Ok, até aí um roteiro simples. Até o momento que Costanza descobre que a mãe deKramer, Babs, é zeladora de um restaurante e é claro que o carequinha vai pedir para ela descobrir. Conhecemos então a mãe de Cosmo. Cosmo?!

Ah, sim, você não sabia quem era Cosmo!