Como pode isso não ter gordura? É muito bom!

A maior lição que o humor americano pode ensinar ao humor brasileiro é que ele não deve ser levado a sério. Afinal é humor. Enquanto no Brasil vemos tentativas de censura a humoristas, pré-ídolos de pré-adolescentes se enfurecendo com pré-humoristas ou o fim de um programa de humor histórico sendo tratado como a notícia mais importante para o “novo-humor nacional”, nos EEUU vemos um humor que frequenta a Casa Branca e é praticado por todas os personagens sociais, de celebridades a políticos, passando pelo cidadão comum, como parte da vida.

O episódio S05E07 de Seinfeld The Non-fat Yogurt mostra - em uma de suas 2 tramas - um político, no meio de sua campanha à prefeitura, participando de gravações de um programa de humor, em que faz graça dele mesmo. E, muito embora o desfecho do episódio lhe tenha sido favorável, afinal Rudy Giulianni ganhava ali sua primeira eleição como prefeito de NY, poderia ter sido ele o alvo do humor (não chacota).

Este episódio tem duas tramas amarradas: a preocupação de Jerry e Elaine com o peso, após passarem a frequentar uma dessas lojas de Frozen Yogurt, e uma específica para George, em que enfrenta seu arqui-rival de infância Lloyd Braun. A amarração entre as tramas, um dos grandes trunfos da carreira do seriado, é que este Lloyd Braun é conselheiro do atual prefeito, e que concorre à reeleição.

O roteiro é recheadíssimo de piadas clássicas e catchphrases, como o Kramer chamando Seinfeld de mais de 10 variações de gordo (fatso, chubby, tubby, tubbs), “well, let’s start the insanity” ou ainda um argumento que venho usando muito quando alguém morde a língua “impressionante como alguém com tanta experiência em mordidas ainda ser capaz de se machucar!”.

Nos extras do DVD vemos algumas informações interessantes sobre a produção, sobre como gravar e montar o episódio antes do resultado da eleição e a sorte que a produção teve ao descartar um personagem do lado do prefeito atual, para ganhar Jackie Chiles em temporadas futuras, um dos melhores personagens da série. Este episódio é também um dos primeiros em que Frank Costanza é interpretado por Jerry Stiller e o único em que Lloyd Braun é interpretado por Peter Jeleghan (no próximo episódio mais clássico de Lloyd Braun, do Serenity Now, ele já é interpretado por outro, menos galã).

The Non-fat yogurt certamente não figura em nenhuma das listas TOP 10 de Seinfeld que já vi por aí. Mas lembrem-se, com 180 episódios no currículo, não existe nenhuma lista unânime. :-)