Ela é uma nazista! / Eu sei. Mas uma gracinha de nazista.

De todos os episódios de Seinfeld beirando o nonsense (e especialmente na terceira temporada tivemos vários deles), The Limo certamente é um dos mais absurdos. Quando Jerry e George fingem ser outras pessoas para simplesmente pegar um limusine alugada no aeroporto, já se sabe que a confusão está armada. É interessante que o episódio leva o suspense da situação ao limite máximo, deixando por grande parte do enredo o mistério de quem seria o tal O’Brien (referência a 1984?) por quem George se faz passar.

Contudo, de todas as opções possíveis, nada poderia ser mais bizarro que uma trama que envolve a supremacia ariana, a CIA, um antigo conhecido de Elaine, uma neonazista chamada Eva e… Michael Jordan! O roteiro lembra um pouco A Fogueira das Vaidades, com uma dupla voltando do aeroporto e se envolvendo numa série de acontecimentos pra lá de absurda. Só que em Seinfeld isso ocorre de forma hilária.

Aliás, gosto quando a série aborda esses temas um tanto perigosos para uma sitcom. Ninguém espera, ao assistir um programa de comédia de 20 minutos, topar com uma história envolvendo neonazistas. Mas uma das coisas que faz Seinfeld tão original e inovadora é exatamente mostrar o ridículo desses temas tão explosivos. A cara que Jerry faz enquanto George lê seu possível discurso sobre como os “judeus são ladrões e os negros traficantes de drogas” expõe o estapafúrdio daquilo (e o fato dele ser judeu deixa tudo mais engraçado).

Eu adoro episódios que não se passam ou nem sequer mostram o apartamento de Jerry – acho que força uma outra dinâmica aos atores e mostra ao espectador um outro ponto de vista sobre a série. Mas em The Limo colocar toda a história no banco de trás de uma limusine é um golpe de mestre. Só acho que Kramer e Elaine são relegados a quase figurantes, já que o centro do episódio está mesmo com Jerry e George. Ainda assim, sempre acho graça quando todos eles (menos Kramer, ironicamente) tentam explicar ao mesmo tempo como se meteram naquela confusão.

The Limo é Seinfeld em grande forma.